segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Xou do Xico: Canal Viva relembra Xuxa no "Chico Anysio Show"

Por: Leandro Franco

Ano que vem a participação de Xuxa no programa Chico Anysio Show completará 30 anos, mas decidimos antecipar as comemorações e relembrar esse momento hoje, ou melhor essa semana. Calma que a gente já explica...

Desde 09/09/2017, o canal Viva está exibindo a temporada 88 do humorístico e no próximo sábado (02/12) vai ao ar o episódio em que Xuxa foi a convidada especial. Temos ou não temos que antecipar nosso post?

Chegou a hora de reencontrar Escadinha Rolante, Suellen Cristina e Senhorinha do Futuro no Chico Anysio Show

O programa e sua dinâmica
O Chico Anysio Show foi um programa humorístico exibido entre março de 1982 e agosto de 1990. Na temporada de 88, a atração ocupava as noites de quarta-feira e uma das características era a presença de um convidado semanal para “movimentar” o programa, que enfrentava alguns problemas de audiência frente aos filmes do SBT. Xuxa foi a segunda artista convidada e o programa com sua participação originalmente foi ao ar em 24/08/1988.

O humorista abria o programa direto de seu camarim, sem caracterização de personagem algum, uma espécie de “bastidores” que servia para costurar as esquetes do dia. Nesse momento já aparecia o convidado da noite que também comentava sua participação numa conversa que parecia informal, mas era parte do texto de Chico. Os quadros já consagrados alternavam com esquetes feitas só para aquela noite, sem que os personagens tivessem necessariamente uma identidade. Então vamos ao que interessa...

"A ideia de ter um convidado especial a cada programa partiu do próprio Chico Anysio"
(Jornal O GLOBO - 24/08/1988)



“Xico Anysio Xou”
Na abertura, Chico se mostra tenso pois vai receber a loira naquela noite, o que faz do programa quase um “especial”, mas ele não pode dizer que é especial porque não é nenhuma data especial, mas é especial porque é a Xuxa... Eita!

Chico ressalta que a loira estará no programa “todo”, mas não foi bem assim... Ela só aparece em três quadros. Ao final da apresentação, Chico dá a pista que os telespectadores têm que ficar atentos pois a Xuxa não vai estar “de Xuxa” no programa...

Chico criou cinco quadros para que Xuxa escolhesse três. Pena que não aconteceu uma segunda participação onde os dois quadros que sobraram pudessem ser reaproveitados, não é mesmo?




Xuxa 3000
A primeira esquete se passa no mês de agosto do ano 3000 e Xuxa interpreta uma senhora que vai até uma casa de câmbio comprar dólares. Nesse futuro distante, as moedas são tão valorizadas que as pessoas trocam alimentos por elas. A velhinha não tem o suficiente para comprar nem dólares, nem libras, nem pesetas... mas o atendente diz que ela pode comprar uma infinidade de cruzados! Bom, a gente nem precisa explicar o porquê, não é? Pelo jeito as coisas não mudaram tanto...

Mal sabia Chico que o cruzado não duraria nem mais um ano, imagine até o ano 3000...
E essa senhorinha não lembra a Vovuxa?
Contextualizando: Em 1988, o cruzado – moeda brasileira desde 1986 – enfrentava sua maior desvalorização na economia mundial, tanto que não durou muito. Em janeiro de 1989 foi criado o cruzado novo, que valia mil vezes o cruzado de 1988.



Cabeça, ombro, joelho e pé... Olhos, ouvidos, boca e nariz...
Na segunda esquete Xuxa interpreta Suellen Cristina, uma aspirante a atriz que aparece nos bastidores do programa a fim de conseguir uma vaga no programa. Chico se impressiona com a beleza da mulher, que corresponde lhe entregando o que tem de melhor, LITERALMENTE! Curiosamente, Chico se apresenta como J.R da Silva, numa referência a outro personagem seu, o Silva, o maior conquistador de mulheres já criado pelo humorista.

Curiosidade: a dentadura que Xuxa usa foi feita por iniciativa da loira para dar mais veracidade ao quadro, o que deixou a produção encantada com o profissionalismo da loira. Nada que a gente já não conheça, não é mesmo? Ah, depois que assistirem à esquete vocês vão entender o porquê desse título, viu?

"De cara, o profissionalismo da gaucha surpreendeu. Mandou até fazer dentadura especial para melhor caracterizar uma de suas personagens mais engraçadas: uma mulher descartável, em que tudo é postiço! "
(Jornal O Globo, 24/08/1988)


Neide Taubaté e Escadinha Rolante
A última participação de Xuxa acontece no programa de entrevistas de Neide Taubaté, personagem criada por Chico para homenagear Neide Aparecida, famosa apresentadora dos anos 60.
Neide entrevista Escadinha Rolante, uma ex-presidiária assaltante de bancos, interpretada por Xuxa. 
É a maior participação de Xuxa no programa e também a que mais rendeu elogios. Sem contar que Escadinha pode ser considerada o início do Moleque, aquele personagem que Xuxa interpretou no filme “O Mistério de Robin Hood” (1990) e no Especial de Natal “Fábrica das Ilusões” (Rede Globo, 1991) e que você pode conhecer mais clicando aqui.

Você consegue imaginar a escultural musa dos baixinhos – e altinhos – brasileiros na pele de um pivete que cospe no chão e assalta astros televisivos? Pois é assim, quase irreconhecível, que Xuxa aparecerá no Chico Anysio Show
(Revista Contigo 27/08/1988)
Contextualizando: Uma das perguntas de Neide para Escadinha é quem seria considerado um “mito” pela meliante. Escadinha não hesita e responde: “Paulo Brossard”. Paulo foi um famoso jurista brasileiro, que chegou a ser presidente do TSE. Na época do programa, Paulo era o Ministro da Justiça, cargo que exerceu por três anos (1986-1989).


Encerramento
Assim como a abertura, o encerramento mostrava Chico de volta a seu camarim onde fazia um agradecimento ao convidado da noite. Xuxa chega e diz que ela quer encerrar o programa e o faz contando o quanto ela gosta de assistir o programa desde criancinha. Tudo em forma de brincadeira, claro, dando gancho para a última piada da noite.

"Chico, eu te via desde pequenininha lá em Santa Rosa!"


Curiosidades:

* Participação Especial: Lembram do Frentinha, o boneco que participava dos sorteios junto com o Moderninho no Xou da Xuxa? Ele faz uma participação especial no programa, numa esquete só sua. Quem diria, hein? Frentinha mostra um lado mais... digamos, safado. Bem diferente do programa, onde ele praticamente servia de apoio para o Moderninho roubar a cena. Foi a única vez que o boneco teve destaque, já que nem nas ilustrações ou nos gibis da loira ele aparecia. O sol brilha para todos, até para os bonecos de sorteio...

Os "15 minutos de fama" de Frentinha aconteceram no Chico Anysio Show
Bom, na verdade foram 2 minutos, mas tá ótimo mesmo assim


* Roupa Nova: A roupa que Xuxa usa na abertura do programa é a mesma que ela escolheu para estar num editorial para a revista Nova, em junho de 1989, quase um ano depois. Na ocasião, a revista queria que Xuxa mostrasse roupas que ela mesma tivesse criado.


A jaqueta também foi usada no Xou da Xuxa de Dia dos Pais no ano de 1988:

Poucos dias antes do Chico Anysio Show, a loira já tinha estreado a jaqueta no Xou

* Molecagem: a revista Contigo! Trouxe um momento interessante dos bastidores das gravações: Xuxa ajudando Chico a se caracterizar como Neide Taubaté. Olha que legal...


Xuxa ajudando Chico ou Escadinha Rolante querendo roubar o colar de Neide Taubaté?
Você Decide!



*Quero Mais: A participação de Xuxa no Chico Anysio não foi a única ligando a loira ao universo do humorista. Em dezembro do mesmo ano, Xuxa interpretou a professora Lindona no especial Grupo Escolacho, parceria de Miguel Falabella, Léo Jaime e Chico Anysio.

Grupo Escolacho foi ao ar em 22/12/1988 na Rede Globo


* Quero Mais Mesmo: A parceria com Chico Anysio deu tão certo que Boni, na época vice-presidente de operações da Rede Globo, queria que Xuxa passasse a integrar o elenco fixo do Chico Anysio Show na temporada de 1990. Chico Anysio por sua vez preferia criar um seriado que misturasse o universo de Xuxa ao do vampiro Bento Carneiro e a história aconteceria em pequenos capítulos dentro do Xou da Xuxa. Ficou só na vontade... Mas em 1991, Chico escreveu o especial Xuper Star para a loira, mas isso é outro assunto...


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...